quinta-feira, dezembro 14

questões jurídico-políticas (cap. VII)

Briga de cachorro grande:

Se o ministro Joaquim Barbosa não se retratar, o ministro aposentado Maurício Corrêa vai entrar com uma interpelação judicial contra ele. Em novembro, durante sessão do Plenário do Supremo Tribunal Federal, Barbosa sugeriu que Corrêa estaria cometendo tráfico de influência.

Fonte: Consultor Jurídico

O ministro Joaquim Barbosa falou que o ex-ministro Maurício Corrêa teria cometido tráfico de influência (solicitar, exigir, cobrar ou obter, para si ou para outrem, vantagem ou promessa de vantagem, a pretexto de influir em ato praticado por funcionário público no exercício da função - art. 322 do Código Penal) ao perguntar àquele quando seria o julgamento de determinado processo (o ministro Joaquim Barbosa falou que o Maurício Corrêa tinha pedido celeridade no julgamento).

O Maurício Corrêa foi um dos ministros que eu respeitava... gostava da postura dele principalmente na presidência do STF. Ele foi o relator do famoso processo que julgou um crime de racismo, e que teve repercusão nacional. Ele que deu o voto que o que existe é a raça humana!

Mas não sei qual o foi o "tom utilizado" na conversa, mas tenho certeza que o ministro Barbosa não permitiria - enquanto ministro do STF - qualquer interveniência em seu julgamento. Pô... ele não precisa disso!

Mas o certo que não existe - creio eu - advogado algum que não peça "Doutor, analise esse processo com 'carinho", "Quando é que o senhor vai julgar o processo?", "Vamos conversar sobre este processo que só falta o julgamento".

É bom, o senhor ministro Barbosa descer um pouquinho do trono.
"Desce do trono, rainha
Desce do seu pedestral
Não é o altar que te faz mais divina
Deus também desce do céu"

Nenhum comentário: