domingo, maio 20

Maldita Geni!

Sem querer entrar no mérito (e na questão ética, do papel ético) que a Geni era uma salvadora daquele povo, ela era a válvula de escape: precisava pôr a culpa em alguém por todas as mazelas da cidade.

Após as prisões e os mandados de busca e apreensão cumpridos da Operação Navalha, uma coisa me chamou a atenção (como cidadão maranhense): o poscionamento do governador do estado, sr. Jackson Lago.

A mazela não era culpa dele; era, do Sarney (como sempre). Afinal, foi a denominada oligarquia (termo freqüentemente utilizado - de uma forma bastante pejorativa - para qualificar a família Sarney) maranhense quem trouxe a empresa Gautama para o Maranhão. E a Roseana junto com o o Jorge Murad que fizeram os primeiros contratos fraudulentos.

Existe dedo do Sarney nessa história toda? Sem dúvida, mas Jackson Lago e Zé Reinaldo que eram os defensores do Maranhão deixaram-se levar pelo demônio (no dizer de Rubem Alves) que é o PODER. Gostaram da mamata, nada fizeram. Quem não gosta de ganhar um carro no valor de mais de R$ 100 mil?

Agora o que me impressiona mesmo é o governador (o Jackson): vocês que estão em outros estados dêem uma olhada nas mídias daqui como o jornal O Imparcial, Jornal Pequeno (todos com ".com.br". Recuso-me a pôr liks deles aqui). Neles, atacam em massa Sarney. Dizem que a operação (navalha) é ilegal. Só. Sr. governador, tome uma atitude de homem sério: não coloque a culpa nos outros, não tente desviar de assunto. DIga que vai assumir as conseqüências da operação, não fique afirmando "vou desmontar um grande esquema de corrupção aqui no Maranhão (feita logicamente, no pensar dele, pela oligarquia). Respeite aqueles que colocaram esperança no senhor.

Infelizmente, vejo que o Estado em que moro não tem jeito mesmo: utiliza-se um discurso de liberdade, mas o que ocorre é um eterno aprisionamento. Eu já havia falado em outra oportunidade: uma das premissas do Jackson Lago era que o Maranhão estava tolhido - sob o controle da já mencionada oligarquia - há mais de quarenta anos, mas ninguém observava que São Luís estava sob o comando dos Lagos há mais de vinte.

Mas a culpa é do maldito Sarney!

Um comentário:

Blogildo disse...

Não é só o Maranhão! É o Brasil. Sarney é braço de quem? Renan Calheiros é braço de quem?

É um por todos e todos por um. Estão todos nas mãos da PF.