LEI Nº 11.489, DE 20 DE JUNHO DE 2007.
Institui o dia 6 de dezembro como o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1. Fica instituído o dia 6 de dezembro como o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.
Art. 2. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 20 de junho de 2007; 186o da Independência e 119o da República.
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Tarso Genro
José Gomes Temporão
Publicado no Diário Oificial da União em 21.6.2007
As mulheres estão muito desacreditadas neste país, pois além de terem um dia especial para elas (mas não sou daqueles que são radicalmente contra o dia 8 de março), foi necessário o Congresso Nacional instituir um dia no qual os homens devem (???) se mobilizar para acabar com a violência contra a mulheres.
Fico imaginando que neste dia, todos aqueles cretinos que têm a coragem de levantar a mão para mulher vão chegar e dizer: "Não... hoje, eu vou lutar para acabar a violência contra as mulheres".
Era preciso instituir isso em lei? Não se tem assuntos mais importantes no Brasil não? Olha só o argumento da deputada (e o que interessante que a autoria desse projeto é de uma deputada; não de um deputado):
Estudos têm mostrado que muitos homens agridem e violentam mulheres. Porém, nem todo homem é, por princípio, agressivo e muitos são aqueles que rejeitam e condenam a violência, especialmente a violência contra a mulher. Portanto, é nossa função, rever modelos machistas de socialização e envolver os homens, desde cedo, nos esforços pelo fim da violência contra a mulher, em espaços públicos e privados.
Buscando denunciar e progressivamente reduzir e eliminar a violência contra as mulheres, nos últimos 10 anos, organizações governamentais e não-governamentais, no Brasil e no mundo, têm desenvolvido estratégias para proteger e defender os direitos das mulheres, desenvolvendo uma série de ações para vítimas de violência doméstica e familiar. Mais recentemente, observa-se a necessidade de criar estratégias para mobilizar os homens pelo fim da violência contra as mulheres, entendendo que violência contra as mulheres é um problema para as mulheres e para os próprios homens. Esta tem sido a missão da Rede de Homens pela Equidade de Gênero (RHEG), que promove desde 1999, no Brasil, a Campanha do Laço Branco “Homens pelo fim da violência contra a mulher”, originalmente fundada no Canadá e hoje presente em mais de 35 países.
Fonte
Claro, claro... com a instituição de um dia todos os problemas serão RESOLVIDOS. Políticas públicas que é bom nheca!
É para esse tipo de coisa que os deputados (o projeto de lei foi apresentado na Câmara dos Deputados) que votamos estão lá em Brasília. Advinhem de qual partido?
Nenhum comentário:
Postar um comentário