Estava olhando no Blog do Noblat em um post de hoje que tinha um vídeo da Paula Lima cantando sua versão de "Só tinha de ser com você". Deu vontade de escrever no comentário do seu blog: "prefiro a da Fernanda Porto".
Fiquei pensando então em versões que valem a pena serem ouvidas.
Só Tinha de Ser Com Você - Fernanda Porto
Fernanda Porto possui uma excelente voz e sua versão um tanto quanto hi tech é maravilhosa. Antigamente, tinha um certo preconceito com batidas eletrônicas, mas já faz muito tempo que isso passou. Ela deu uma nova roupagem nessa tão conhecida música que embalam os mais diversos tipos de casais (inclusive eu). Detalhe: a versão do seu primeiro disco, "Fernanda Porto". A versão do "Fernanda Porto Ao Vivo" não traz muita inovação não (em relação às demais versões que existem por aí)... bem MPB mesmo.
Em sua versão, a batida eletrônica dá uma nova roupagem, mas não perde o romantismo da letra da música. E devo falar que não é pelo fato de ter batidas eletrônicas que a música fica agitada; ela - a música - é uma das músicas mais "lights" que já ouvi.
Roda Viva - Fernanda Porto
Essa versão dá um movimento na música que eu nunca tinha percebido. Quer dizer... tinha percebido sim, mas fica bem evidente a "movimentação da roda". Percebe-se o desenvolver dessa agitação toda com o desenvolvimento da música. Tem, inclusive, a participação do Chico Buarque.
(mas não é toda versão da Fernanda Porto não - tá... eu confesso, quase 100% - mas, por exemplo, a sua versão de "Samba A Dois" do Los Hermanos, eu não vejo muita graça)
Cálice - Maria Bethânia
Essa versão tá no maravilhoso disco Álibi (que, na verdade, possui várias versões). Escolhi Cálice (apesar de a versão original com o MPB4 ser simplesmente MARAVILHOSA), porque a sensação que tenho quando a ouço é de angústia e de silêncio alidos ao tom de revolta que a Bethânia dá à música. É perfeita com a letra escrita pelo Chico.
Impossível Acreditar Que Perdi Você - Rita Ribeiro
Eu sei que essa música tá bem famosa por causa da novela, mas a Rita Ribeiro em seu primeiro disco (Rita Ribeiro) canta uma versão que transmite toda a emoção que a letra diz. Dá para perceber em sua interpretação aquela angústia da mulher que fora abandonada por um erro dela própria. O jeito que ela canta "venha me dizer sorrindo que você brincou e que ainda é meu, o seu amor" é perfeito. E a melodia? Violinos, violoncelos, violões... repito: perfeito.
Rosa - Marisa Monte
Escolher uma só música que a Marisa Monte interpreta é fogo. Eu quis colocar a sua versão de "Bem que se quis", mas eu não conheço a versão original dessa música, mas tenho a certeza que sua versão é maravilhosa (já por si só, ou seja, sem precisar fazer apelo à original).
Não tem como pensar nessa música, Rosa, sem pensar na versão da Marisa Monte. Não tenho muito o que falar: a graciosidade, a leveza e, sobretudo, o romantismo que a Marisa Monte põe na música, duvido muito que alguém faça igual.
Bom... para não ficar muito extenso, fico por aqui. Com certeza, me lembrarei de outras e, assim que me lembrar, colocarei aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário