sábado, setembro 12

A voz dos pensadores

Na aula da semana passada, a profa. Celeste estava falando de Habermas. Ela comentou sobre o (confuso) livro "Com Habermas, contra Habermas" do Manfredo e do K.O. Appel. Ela disse que em um congresso em Fortaleza, o Appel tinha falado algo (para variar) contra Habermas.

Isso me fez recordar um antigo (não é tão antigo assim) desejo meu: ouvir (se possível, ver) aquelas figuras, aquele homens e mulheres que, no papel, não tem fala...parece que simplesmente escreveram aquilo ali e pronto. Esse desejo nasceu justamente da leitura de "Em defesa da sociedade" do Foucault. Na verdade, ele nem escreveu aquilo tudo... são as aulas dele que foram dadas no Collège de France.

Fui no Youtube e achei algumas figuras que eu gostaria de pôr aqui.
Para começar, o próprio Foucault:

(OBS - pouco me importa o que ele está falando - até mesmo porque não sei francês - mas é algo muito bom ver suas reações, a forma que se expressava, a sua voz)



PS: agora que me veio... ele tá a cara do Cristopher Lloyd

Nenhum comentário: