
Pela primeira vez na minha acho que vou anular meu voto. Bom... eu exerço esse direito cívico desde os 18 anos (em 1998 foi a primeira vez que eu votei para presidente, governador e deputados), não quis exercer quando tinha 16 por uma mera questão de comodismo (e falta de consciência política).
Agora me vejo sem parâmetro algum... quer dizer, parâmetros eu tenho (tanto que estou optando pelo o não-voto), mas a coisa tá difícil e quanto mais as eleições se aproximam mais me vejo abandonado politicamente. O segundo turno está difícil... muito difícil. Uma força que eu poderia (poderia!) ter é o candidato que eu votei optar por um dos dois presidenciáveis, mas ele optou também pelo não-voto ou no dizer deles "pela neutralidade". E agora? Liberalismo do PSDB ou Corrupção do Lula? Estava lendo na semana passada a (excelente) CartaCapital falando sobre o "golpe" da mídia (e conluio do PSDB) para levar as eleições para o segundo turno. Logo após o debate, eu fiquei lendo comentários da Carta Maior vejo artigos e mais artigos falando mal do PSDB. Outros colunistas também desceram o sarrafo no Alckim.
Ok, ok... estou consciente que o Alckmim não santo algum, mas, gente, e o Lula? Putz... ele utiliza um argumento tão pueril que no seu governo nunca a Polícia Federal agiu tanto e prendeu tanta gente, mas quase 100% dos envolvidos são do PT!! Desculpem aqueles que acham diferente, mas eu acho totalmente antiético aquela velha conversa "rouba, mas faz!". Se rouba já não está fazendo: é uma contradição!
E aqui no Maranhão? Não vou falar da Roseana porque o Jackson (Lago, candidato do PDT), o Vidigal, o Aderson Lago, o Bira, os jornais O Imparcial (imparcial???) e Jornal Pequeno já cumprem esse papel muitíssimo bem. Mas e o próprio Jackson? O pessoal simplesmente se esquece que seu argumento de que "o Maranhão pertence há 40 anos a uma mesma família" também pode ser aplicado a ele, já que aqui na capital São Luís há quase vinte anos é governada por ele e por pessoal ligado a ele. Eu era um eleitor dele há um tempo atrás, mas hoje não.
O que me levou a ficar sem chão foi o que vi hoje:
- Vários (vários mesmo) adesivos: "Sou Alckmim, voto Jackson".
- Outros adesivos feitos do mesmo molde que os dito acima: "Sou Lula, voto Jackson".
- Bandeiras e panfletos: "Vote Roseana 25 e Lula 13"
- Adesivos em carros: "Sou Alckmim, voto Roseana"
Eu pensei: "que diabo é isso? Será que quem está ficando doido sou eu? Cadê a identidade partidária e política desse povo?"
E isso foi no mesmo dia em que vejo as manchetes dos jornais:
O Estado do Maranhão: "Roseana lidera as pesquisas"
O Imparcial: "Jackson abre vantagem de 10 pontos sobre Roseana".
Sem parâmetros... amanhã, vou ficar em casa!
Um comentário:
É um quadro desolador, meu caro. Eu, particularmente, sempre anulei meu voto. Olho os candidatos, debato propostas, critico todos os lados e na hora "H" anulo tudo.
Acho horrível ser OBRIGADO a votar num Estado Democrático de Direito. Por outro lado, considero que nenhum governo humano consegue dar o mínimo necessário para uma satisfação básica da sociedade.
Só me resta apelar para o Reino de Deus.
Abraço e bem-vindo a nau dos anuladores de votos. hehehehehe!
Postar um comentário